Hoje acordei pensando em quem esta indo morar sozinho pela primeira vez, e me lembrei de como foi essa experiência pra mim, e o que aprendi nessa mudança de vida, e por isso resolvi passar um pouco da minha experiência para quem está saindo da casa dos pais e indo se virar em uma cidade estranha, sem amigos ou parentes por perto, e claro com pouca grana no bolso.
- Como escolher um apartamento:
Quando nós mudamos a prioridade era a segurança e conforto, não queríamos passar horas em transporte publico e por isso saímos procurando apartamentos próximo do trabalho, essa busca demorou algumas semanas de bater perna e ligar para anúncios, e encontramos o apartamento com um preço bom para a região e o melhor de tudo é que o @fecolinhares e eu poderíamos ir andando para o trabalho, e o dinheiro da condução seria o que pagaria esse aluguel um pouco mais caro. No final o custo x beneficio foi perfeito e tivemos a segurança que queríamos e o conforto.
Conclusão: Pesquise, tenha calma e faça os cálculos, as vezes pagar R$ 100,00 a mais pode ser melhor que perder 2 horas de condução.
- Faça um Chá de Casa:
Antes de me mudar eu fiz uma lista de utilidades domesticas e chamei todos os amigos e parentes para uma festinha, e isso me salvou a vida e economizei um pouco de dinheiro, afinal minhas primeira panelas eram de segunda mão que ganhei de uma amiga. Outras coisas eu acabei roubando da cozinha da minha mãe e tenho muitas dessas coisas até delas até hoje.
Conclusão: Então mesmo que você seja homem, faça uma festinha com os amigos e uma lista de itens necessários para sobreviver como: pratos, garfos, panelas, panela de micro-ondas, toalhas de banho e roupas de cama. Não tenha medo de pedir isso ou aquilo, pois mesmo um abridor de latas pode te ajudar nessa nova jornada.
- Faça amizades com os funcionários do prédio:
Você esta se mudando para um lugar novo, e não tem ninguém que vai te ajudar quando precisar, por isso é importante fazer amizade com todos os funcionários do prédio onde vai morar, afinal eles que vão te dar uma mão quando precisar e com eles vocês vai conseguir todas as informações que precisa saber como: onde é o mercado, hospital mais próximo e etc.
- Sem mobília:
Se você tiver bastante grana sobrando e puder comprar tudo novo, ótimo! Mas sei que não é bem assim, afinal eu me mudei basicamente com minhas roupas e meu computador, por sorte meu pai trouxe pra mim uma camiseira e uma mesa de computador velha (útil por um bom tempo e passada pra frente), E depois de duas noites em um colchão inflável fui perguntar para o porteiro onde ficava a loja de móveis usados mais próxima (eu ainda não tinha internet) e lá fomos nós, acabamos dando muita sorte, pois tinha acabado de chegar um colchão ainda novo com plástico e tudo, encontramos um puff em perfeito estado e uma mesa de mármore (essa dos vídeos) com duas cadeiras, o melhor que tudo isso não deu nem R$ 200,00 e eles fizeram a entrega no mesmo dia.
Conclusão: Se estiver com pouco dinheiro corra pro móveis usados e sempre leve dinheiro vivo, assim fica mais fácil negociar e você vai conseguir mobiliar a casa toda gastando muito pouco.
- Eletrodomésticos:
Como economizamos nos móveis da casa, ainda tínhamos uma bom dinheiro para investir em eletrodomésticos novos, já que os usados não tem garantia e não são muito mais baratos. Mas antes de comprar é importante pensar no seu estilo de vida, pois pode ser que não seja necessário comprar alguns itens.
Quando mudei tinha uma sanduicheira grill e acabamos optando por não comprar um fogão e dar preferência ao micro-ondas já que nele podia fazer quase tudo, junto compramos também um refrigerador pequeno, o que parecia uma boa ideia na época, mas com o tempo aprendemos que ter um freezer pequeno é terrível, afinal quem mora sozinho vai usar muito ele para congelar alimentos.
Depois de um tempo eu realmente senti a necessidade de ter um fogão e acabei ganhando um novo da minha mãe, mas eu conheço pessoas que tem apenas microondas, grill e uma panela de arroz e consegue viver com isso, afinal se você trabalha e estuda não vai ter tempo de ficar assando bolos e fazendo pratos elaborados.
Como puderam ver eu também não comprei maquina de lavar, porque eu não tenho lavanderia e não tinha dinheiro para isso na época, e depois de passar um mês lavando roupa na mão e deixando de molho no meu minúsculo banheiro, acabei comprando um tanquinho que poderia ser lavado para o banheiro sempre que fosse lavar roupa e usar a água do chuveiro (faço isso até hoje).
Conclusão: Tenha calma e não faça dividas, se você só tiver dinheiro para a geladeira, então compre só ela, o resto vem com o tempo e somos brasileiros temos um jeitinho pra tudo.
Dica de Amiga: Quando comprar pegue a garantia estendida, eu dei sorte e tudo que acabou dando defeito (microondas e geladeira) eu recebi reembolso no valor total do produto e pude comprar melhores depois com esse dinheiro. Mas é claro que você precisa ver as condições do contrato e se valer a pena pegue.
- O que cozinhar: Sei que pratos congelados são uma tentação, a lasanha de micro-ondas visitou meu freezer por um bom tempo, mas chega uma hora que tudo o que você quer é comida de verdade, por isso vá ao mercado e compre comida de verdade, porque mesmo no micro-ondas é possível fazer arroz, macarrão, carnes e vegetais.
Dica de Amiga: Para carnes procure um açougue, você consegue preços fantásticos e pode ter carnes de melhor qualidade. Faça a visita ao açougueiro uma vez por mês e congele tudo em pequenas porções, assim você vai ter mistura para o mês todo.
Boa Sorte!!!