Sempre que uso Goma de Tapioca em alguma receita, sempre tem quem pergunte: É aquela de fazer na frigideira? Foi então que percebi que muitas pessoas não sabem o que é a Goma de Tapioca e precisamos falar sobre ela.
Primeiro que o nome correto não é Goma de Tapioca, Tapioca é o nome do prato final aquele que parece uma panqueca e não do ingrediente que usamos para fazer. Chamar de Tapioca, Goma de Tapioca é igual quando chamar Goma de Mascar de Chiclete que é uma marca e não o produto.
Então qual o nome correto? O certo é Goma de Mandioca e esse nome vem estampado na embalagem em letras miúdas, mas como o nome Tapioca ficou popular é como conhecemos e chamamos.
E o que é a Goma de Mandioca? Nada mais é que o amido de mandioca hidratado e deixado para descansar para formar blocos, depois é passado por uma peneira para ficar como uma farinha. (essa é uma versão bem resumida do processo ok). A Goma de Mandioca não contém glúten, possui vitaminas do complexo B, vitaminas K e ainda possui cálcio e ferro é fonte de carboidratos, não possui colesterol e nem gordura saturada o que a torna uma ótima fonte de energia para o corpo.
Ai você me pergunta: Amido igual aquele que fazemos mingau? Não, se lembre um é feito de milho e outro de mandioca, por mais que tenham o nome parecido são coisas bem diferentes, então não saia trocando um pelo outro.
A tapioca ficou popular por ser fácil de fazer e não conter glúten, e na época onde dietas sem glúten estavam na moda, todo mundo começou a trocar o pão por esse prato que ganhou os mais diversos recheios seja doce ou salgado. E agora é quase impossível você não encontrar uma banquinha de Tapioca seja em feiras ou em ruas movimentas na cidade!
Dica: Sempre que uma receita pedir Polvilho Doce e você não tiver pode usar Goma de Tapioca (Goma de Mandioca), pois são a mesma coisa, só que diferentes (hehe).