como guardar temperos1 Como conservar os temperos secos

Aqui em São Paulo temos o famoso Mercadão (prometo fazer uma matéria sobre o local qualquer dia), e lá é o paraíso dos temperos e especiarias. Uma certa ocasião minha mãe comprou muitos temperos secos para levar pra casa dela no litoral, onde é úmido demais e todos os temperos acabaram ou mofando ou perdendo aroma, textura e sabor. lembrando dessa história resolvi ver qual a forma correta de armazenar e manter por mais tempo o sabor dos temperos secos. Segue algumas lições que devemos tomar nota e passar adiante:

  1. Se você mora no litoral não saia comprando 1 kilo de cada tempero e especiaria,você vai acabar perdendo boa parte para a umidade e maresia local.
  2. Quando acabar um tempero e comprar um novo, guarde no mesmo pote. Ficar trocando todo o tempo vai fazer ele pegar gosto do antigo que estava no pote x, ao invés de manter o sabor original da erva.
  3. Pote sem tampa? Jamais!! A não ser que queria todo o sabor e aroma saindo correndo pela casa.
  4. Se falamos aqui que se deve tomar cuidado com a umidade porque colocar eles na geladeira? Coloque em uma gaveta ou armário longe da luz solar.
  5. Mantenha os longe do fogão, o calor também não faz bem para os temperos, fazendo-os perder sua coloração.
  6. De preferência aos potes de vidro, que tenham uma boa tampa e não esqueça de etiquetar tudo e colocar a data de validade, ok?
  7. Não saia gastando milhares em potes para temperos, eu também adoraria ter aqueles de inox e tralala que aparece na televisão. Porém nossa realidade é bem outra, vamos reciclar e reutilizar que tal? Sabe aquele pote de papinha, requeijão, geleia e etc. São ótimos para armazenar seus temperos, e você mesmo pode dar um toque especial se quiser e não vai ter gastos desnecessário. (Junta essa grana e compra alguma coisa útil pra você que tal?)
Sobre:

Me chamo Gisele Souza, tenho 26 anos, sou designer e como qualquer brasileira, enfrento um jornada de trabalho estressante e ainda tenho que lidar com trabalhos domésticos, com essa necessidade comecei a aprender e aprimorar receitas e truques para facilitar o dia-a-dia.

  1. David

    Estou revirando o “ervas e temperos” do blog e amando as dicas. Sempre útil, pois já perdi alguns temperos por não saber conservá-los. Obrigado pelas dicas ^^.

    • Gisele Souza

      Opa fico feliz por estar gostando, e pode sei que falta muitos então pode mandar suas sugestões do que quer ver por ai =D

  2. Uma das coisas mais importante é a qualidade do material em que o tempero será guardado, pois alguns materiais, além de mudar o sabor e o aroma, ainda podem deixar residuos. Em nossa loja sempre tomamos cuidados com produtos para guardar alimentos, alguns são muito bonitos, mas não são bons produtos.

  3. Camila Militão

    Eu estou AMANDO ESSE BLOG! Já fazem 48h que não consigo sair dele! E é verdade! Estou para me casar e não sabia de NADA sobre casa até encontrar esse blog MEGA COMPLETO! Que não da apenas a receita, que explica TUDO!!! PARABENS PELO TRABALHO!!

    • Gisele Souza

      Obrigada Camila e parabéns pelo casamento, espero que o blog te ajude nessa nova jornada.

Deixe um comentário

Obs.: O Receitas de Minuto utiliza o sistema de avatares Gravatar, para que seu avatar seja exibido, faça um cadastro no Gravatar, e utilize aqui no comentário o mesmo e-mail de cadastro do Gravatar.