Aqui em São Paulo temos o famoso Mercadão (prometo fazer uma matéria sobre o local qualquer dia), e lá é o paraíso dos temperos e especiarias. Uma certa ocasião minha mãe comprou muitos temperos secos para levar pra casa dela no litoral, onde é úmido demais e todos os temperos acabaram ou mofando ou perdendo aroma, textura e sabor. lembrando dessa história resolvi ver qual a forma correta de armazenar e manter por mais tempo o sabor dos temperos secos. Segue algumas lições que devemos tomar nota e passar adiante:
- Se você mora no litoral não saia comprando 1 kilo de cada tempero e especiaria,você vai acabar perdendo boa parte para a umidade e maresia local.
- Quando acabar um tempero e comprar um novo, guarde no mesmo pote. Ficar trocando todo o tempo vai fazer ele pegar gosto do antigo que estava no pote x, ao invés de manter o sabor original da erva.
- Pote sem tampa? Jamais!! A não ser que queria todo o sabor e aroma saindo correndo pela casa.
- Se falamos aqui que se deve tomar cuidado com a umidade porque colocar eles na geladeira? Coloque em uma gaveta ou armário longe da luz solar, pois ela também afeta os temperos.
- Mantenha os longe do fogão o calor também não faz bem para os temperos, fazendo-os perder sua coloração.
- De preferência aos potes de vidro que tenham uma boa tampa e não esqueça de etiquetar tudo e colocar a data de validade ok?
- Não saia gastando milhares em potes para temperos, eu também adoraria ter aqueles de inox e tralala que aparece na televisão. Porém nossa realidade é outra bem, vamos reciclar e reutilizar que tal? Sabe aquele pote de papinha, requeijão, geleia e etc. São ótimos para armazenar seus temperos e você mesmo pode dar um toque especial se quiser e não vai ter gastos desnecessário. (Junta essa grana e compra alguma coisa útil pra você que tal?)
Estou revirando o “ervas e temperos” do blog e amando as dicas. Sempre útil, pois já perdi alguns temperos por não saber conservá-los. Obrigado pelas dicas ^^.
Opa fico feliz por estar gostando, e pode sei que falta muitos então pode mandar suas sugestões do que quer ver por ai =D
Uma das coisas mais importante é a qualidade do material em que o tempero será guardado, pois alguns materiais, além de mudar o sabor e o aroma, ainda podem deixar residuos. Em nossa loja sempre tomamos cuidados com produtos para guardar alimentos, alguns são muito bonitos, mas não são bons produtos.