massa_de_pizza_de_pizzaria

Há alguns bons anos atrás eu fiz um curso de pizzas e a verdade é que nunca havia usado nada do que aprendi no curso, até porque é muito mais fácil ligar na pizzaria mais próxima né! Mas outro dia estava inspirada e tinha bons ingredientes em casa para fazer a melhor pizza da vida! Então fui lá vasculhei minha memoria e comecei a botar em pratica tudo que havia aprendido no curso e o resultado foi uma pizza tão linda, tão linda que quando postei no instagram e no facebook perguntando se vocês queriam a receita, todo mundo brigou comigo por perguntar algo tão obvio. (hehehe) Então pode ter demorado um pouco, mas o dia Chegou!!! A Receita definitiva de massa de pizza com todos os truques e segredos que aprendi com um mestre pizzaiolo e agora passo para vocês meus pequenos padawas!

5.0 de 5 avaliações

Como Fazer Massa de Pizza de Pizzaria com Borda Recheada

Autor: 
Tipo da Receita: Lanche
Nivel: Médio
Rendimento: 1 Pizza de 8 Fatias

Ingredientes
  • 150ml de Água (levemente morna)
  • 1 colher (sopa) de Fermento Biológico (seco)
  • 4 colheres (sopa) de Óleo (ou ¼ xícara)
  • ½ colher (chá) de Sal
  • ¼ colher (chá) de Açúcar
  • 1 xícara e ½ (chá) de Farinha de Trigo (s/ fermento)
  • RECHEIO:
  • 100g Lombinho Canadense
  • 100g Mussarela (fresca)
  • Molho de Tomate (a gosto)
  • BORDA RECHEADA:
  • 50g de Gorgonzola
  • 4 colheres (sopa) de Requeijão
Instruções
  1. Em uma tigela coloque a água em temperatura de mamadeira, fermento, sal açúcar, oleo e a farinha de trigo aos poucos e misture até formar uma massa pesada que não consiga mais misturar com a espatula.
  2. Polvilhe um pouco de farinha de trigo na bancada e trabalhe a massa adicionando mais farinha se necessário até que a massa parede grudar nas suas mãos.
  3. Sove a massa por no minimo 15 minutos e no máximo 20 minutos ou até que ela fique bem lisinha e elástica, modele uma bolinha e coloque a massa em uma tigela untada e cubra com um pano.
  4. Deixe a massa descansar e crescer em um lugar bem quentinho por no minimo 40 minutos.
  5. Polvilhe bastante farinha na bancada coloque a massa e abra do tamanho da sua forma ou se for rechear a borda com cerca de 2 dedos maior que sua forma.
  6. Para a borda marque sua massa com a forma que for usar (veja o video) e então coloque o recheio e feche as bordas puxando a ponta da massa para dentro com o dedão fazendo um movimento de pinça (veja vídeo).
  7. Unte a sua forma e coloque a massa, cubra com o molho de tomate e o seu recheio e leve ao forno preaquecido a 250°C ou o mais alto que puder e coloque a pizza, assim que sua massa estiver criando bolhas e bem dourada e seu recheio quentinho é só tirar servir.
Observações
FERMENTO: Se for usar o fresco use 1 tablete de 15g e dissolva ele primeiro com açúcar e só depois adicione o restante dos ingredientes.
RECHEIO: Use o que quiser, aqui estou te dando apenas um sugestão de recheio que fiz e ficou gostoso, mas use a sua criatividade o mesmo serve para a borda.
ESPESSURA DA MASSA: Isso é você que vai determinar na hora de abrir, e se quiser aquelas massa tipo Pizza Hut é só assar em forno médio 180°C / 200°C, assim a massa tem tempo de crescer no forno.
CONSERVAÇÃO: Se quiser você pode pré-assar a massa por 15 minutos e assim que esfriar embalar bem e guardar na geladeira por uns 5 dias ou no freezer por 3 meses. Ou ainda pode congelar a massa crua depois do crescimento de 40 minutos, basta tirar o ar que ficou na massa, modelar uma bolinha e embalar muito bem em plastico filmes e deixar no congelador por até 30 dias. Na hora de usar basta tirar do congelador e deixar em temperatura ambiente, assim que estiver descongelada abra a massa e coloque na forma.
FARINHA: SEMPRE FARINHA SEM FERMENTO!!!! E NÃO TESTEI COM FARINHA INTEGRAL, SERA PRECISO TESTAR PARA VER COMO FICA.

massa_de_pizza_de_pizzaria2