colorau Dando cor com o colorau

No Brasil temos um poderoso corante que é muito usados pelos índios como tintura para os mais diversos fins e principalmente para pintar o corpo em dias de guerra.

Na culinária conhecemos ele como colorau ou colorífico, e é usado para realçar as cores dos alimentos, contém cálcio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, B2 e C. É usado muito no preparo de arroz, molhos, caldos, recheios, carnes assadas, sopas, pães e arroz.

Como Comprar: Pode ser encontrado seco, em sementes ou em pó que é normalmente chamado de colorau. Porém isso é impróprio porque colorau é o pimentão vermelho em pó. É vendido na forma de um pó avermelhado ou em folhas secas.

Uso Medicinal: Possui propriedades adstringente, afrodisíaca, bactericida e corante.

Plantio: Árvore de até 10 metros de altura, floresce e dá frutos espinhudos de até 3 cms em janeiro, fevereiro, junho e agosto. Dentro dos frutos se encontram as sementes vermelhas. Frutifica após 3 anos. Gosta de sol pleno, clima úmido, solos férteis e ricos em matéria orgânica.

Curiosidade: Nos anos 80 o óleo de urucum era muito usado para acelerar o bronzeamento, e isso é usado até hoje sem a menor preocupação com a saúde, pois esses óleos são feitos com Coca-Cola, Óleo de Avião e sementes de urucum que podem causar queimaduras graves de segundo grau.

Sobre:

Me chamo Gisele Souza, tenho 26 anos, sou designer e como qualquer brasileira, enfrento um jornada de trabalho estressante e ainda tenho que lidar com trabalhos domésticos, com essa necessidade comecei a aprender e aprimorar receitas e truques para facilitar o dia-a-dia.

Deixe um comentário

Obs.: O Receitas de Minuto utiliza o sistema de avatares Gravatar, para que seu avatar seja exibido, faça um cadastro no Gravatar, e utilize aqui no comentário o mesmo e-mail de cadastro do Gravatar.