Eu já ensinei várias receitas de massa de panqueca ao longo dos anos, mas tenho que admitir que essa foi a mais inusitada, afinal a massa não leva farinha de trigo e sim arroz cozido! Isso mesmo, aquele arroz que sobrou da janta e ficou ai na sua geladeira, vai virar uma massa de panqueca super flexível, levinha e perfeita para os amiguinhos celíacos e não celíacos é claro! Mas o mais importante mesmo é que você vai evitar jogar comida fora, ou seja ajuda o planeta e ajuda seu bolso, e se você estiver pensando: Mas posso usar o arroz com brócolis? Posso usar arroz Integral? e o Arroz com Seleta? SIM! Você pode usar todos eles! Então se joga nessa receita!

Massa de Panqueca Sem Glúten (De Arroz)

Autor: 
Tipo da Receita: Massa
Nivel: Fácil
Rendimento: +ou- 6 Discos

Ingredientes
  • 1 xícara e ½ (chá) de Leite
  • 1 xícara e ½ (chá) de Arroz Cozido
  • 1 Ovo
  • 3 colheres (sopa) de Tapioca ou Polvilho Doce
  • ½ colher (chá) de Azeite
  • Sal e Pimenta do Reino
Instruções
  1. Coloque no liquidificador o leite, ovo, arroz, sal e pimenta e bata bem por cerca de 3 minutos.
  2. Junte o azeite, tapioca e bata por mais 2 minutos ou até ficar bem homogêneo.
  3. Para fritar use uma panela anti-aderente ou bem untada, e coloque um pequena porção da massa, o suficiente para cobrir o fundo da frigideira, e deixe em fogo baixo até que fique bem dourado e se solte sozinho da frigideira, só então vire e frite do outro lado (não fique cutucando a panqueca, deixe ela dourar no tempo dela ok!)
  4. Ai é só rechear com o que quiser!
Observações
ARROZ: Usei o arroz branco agulinha que é o mais comum nas mesas brasileiras, mas você pode usar o integral também, mas nesse caso ele deve estar bem bem macio e não “durinho” como o de costume ok? Se você fez arro com algum tipo de legumes, não tem problema pode usar também!
TAPIOCA: Eu testei sem, e não deu liga, ficou quebrando a massa, então recomendo usar ou tapioca ou polvilho doce. Eu já vi receitas com maisena, mas não testei nessa versão.
TEMPERO: Tome cuidado, pois seu arroz já tem aquele seu temperinho delicia, então só corrija.
DOCE: Se você quiser fazer uma versão doce, ai vai precisar cozinhar o arroz sem tempero nenhum e adicionar uma pitada de açúcar na massa.
CONSERVAÇÃO: Coloque os discos em um pote fechado, é legal forrar com papel toalha entre cada camada para evitar que grude ou deixe ela já recheada, e consuma em até 3 dias. Se desejar pode congelar por até 1 mês.
ATENÇÃO: Olha essa é uma massa muito delicada, então se for levar ao forno não deixe muito tempo ou ela pode desmanchar, então é legal já ter todos os recheios quentinhos e tals…