fdc925000 Os vários tipos de macarrão

Quando resolvemos fazer um macarrão de domingo, sempre vamos para o espaguete ou parafuso, porém quando olhamos na prateleira, vemos uma infinidade de tipos, cores e formatos diferentes. Entre essa enorme variedade podemos encontrar: macarrão de trigo e água, sêmola (trigo nobre), ovos, grano duro (trigo especial conhecido como durum), Integral (contém mais fibras em sua composição), Vegetais (são as coloridas e contém beteraba, cenoura, etc), Massa artesanal (podem ter ou não ovos, e absorvem mais o molho) e massas frescas.

Com esse tanto de opções preparei um pequeno guia, para que você possa entrar um pouco mais nesse universo tão vasto da culinária Italiana.

Massas Longas Os vários tipos de macarrãoEspaguete, Ninho, Talharim (Tagliarini), Pappardelle, Cabelo de Anjo (Aletria/Capelli d’angelo), são algumas massas longas deliciosas e ótimas para qualquer ocasião.

Massas Curtas Os vários tipos de macarrão

Concha Grande (Conchiglione), Gravata (Farfalle) , Parafuso (Fusilli), Rigatoni e Penne, são massas curtas e algumas requerem um preparo mais delicado.

Sopa Os vários tipos de macarrão

Conchinha (Concha mini/Conchigliette), Argolinha (Anelli), Letrinhas (Alfabeto), Estrelinhas (Stelletinne),geralmente são aqueles macarrõezinhos pequenos, ótimas para sopas.

fdc979435 Os vários tipos de macarrão

E não podemos esquecer algumas massas especiais que dão água na boca só de pensar, como o Capeletti, Ravióli, Lasanha, Rondelli e etc…

Qual o molho ideal para seu macarrão?

Molhos 235x300 Os vários tipos de macarrão

  • Talharim – Fica ótimo com molhos mais concentrados do tipo bolonhesa
  • Gravatinha/Parafuso/Concha – É ideal com molhos de carnes ou vegetais, e também é ótimo para saladas.
  • Espaguete – Acompanha bem molhos que envolvem bem os fios longos, então um bolonhesa, sugo, shoyu com vegetais, outra opção também é o alho e óleo.
  • Fettucine/Ravióli/Capeletti/Penne – A combinação perfeitas é com molhos fortes e mais encorpados como bolonhesa, pesto, branco, queijo e rose.
  • Cabelo de anjo – Também entra na categoria sopas, porém é usado em doces.

Agora é só escolher sua massa predileta e aproveitar. =D

Sobre:

Me chamo Gisele Souza, tenho 26 anos, sou designer e como qualquer brasileira, enfrento um jornada de trabalho estressante e ainda tenho que lidar com trabalhos domésticos, com essa necessidade comecei a aprender e aprimorar receitas e truques para facilitar o dia-a-dia.

  1. Michel

    Muito bom, o blog. Gostaria que vc postasse mais receitas bem simples de fazer, especialmente com macarrão e tbm sobremesas. Bjus.

    • Gisele Souza

      Olá Michel, vamos colocar mais receias de macarrão sim, estou com algumas ótimas que já testei e aprovei =D

      Obs: Os comentários são moderados, todos estão vindo sim =D

  2. NOSA QUE DELICIA DE MACAROA SE UE COMER QUERO ATE FAZE QUEM FES TA DE PRA BENS COMTINUI ASIM QUERO COMTRA LO

  3. Adorei a site, quando o assunto é massa, eu gosto muito, gosto de fazer arte na conzinha e arrisco fazer algumas massas, e gostaria muito de receitas para supreender as visitas que ñ sejam muito dificieis de fazer..

    Obrigado

    • Gisele Souza

      Então espere a proxima video receita que você vai adorar =D

Deixe um comentário

Obs.: O Receitas de Minuto utiliza o sistema de avatares Gravatar, para que seu avatar seja exibido, faça um cadastro no Gravatar, e utilize aqui no comentário o mesmo e-mail de cadastro do Gravatar.