Vocês sabem que adoro descobrir temperos novos, mas sempre fico na duvida se devo ou não comprar, e por isso que antes de toda nova experiencia eu dou uma perguntado pro Tio Google sobre as ervas em quentão, dessa vez minha curiosidade tem se voltado para a Manjerona, tenho que assumir que achava que ela era um parente próximo do Manjericão, e por uns bons anos achava que era a mesma coisa com nomes diferentes, como acontece muito aqui no Brasil, por isso resolvi mostrar pra vocês um pouco mais sobre essa erva que pode ser muito usada na cozinha para deixar seus pratos mais gostosos.
A manjerona vem de terras mediterrâneas e é um parente próximo do orégano, que de tão próximos é possível confundir as folhagens que chegam a ser muito parecidas, porém se você for bom observador vai notar que as folhas da manjerona possuem um formato de coração e o verde é um pouco prateado e no verão as flores tem tons de branco e violeta.
Como usar: Seu uso pode ser desde aromatizar saladas simples, como temperar carnes, peixes, frangos, guizados, tubérculos, molhos e até em pizzas, a manjerona tem um perfume agradável e vai ajudar a remover aquele cheiro forte de certas carnes e cortes de frango.
Como Comprar: A manjerona pode ser encontrada fresca nas gôndulas dos mercados ou em vasinhos em feiras e lojas especializadas, caso compre elas frescas observe bem as folhas se estão com uma coloração vibrante e sem folhas murchas. Agora se for compra a versão seca, procure embalagens escuras e bem lacras, assim você garante que todo o sabor e aroma foi preservado.
Como Conservar: Para conservar manjerona fresca, guarde na geladeira na parte inferior por até 3 dias, ou pique e congele em forminhas de gelo com água ou azeite. Para a versão seca é importante manter longe da luz e em um pote bem fechado, para preservar sabor e aroma.
Propriedades Medicinais: Dizem que o chá de manjerona é um ótimo remédio para gripes, reumatismo, atrite, transtornos digestivos, falta de apetite e etc.
Dica: A manjerona é uma ótima opção para substituir o orégano e tomilho, porém se estiver usando a versão fresca lembre-se de adicionar no final do preparo para que as folhas não percam seu sabor.