Palha Italiana

Aprenda como fazer Palha Italiana, essa receita maravilhosa de chocolate que é super fácil de fazer e fica pronta rápido! Também conhecida como Salame de Chocolate, é uma das maiores maravilhas da nossa culinária.

Vocês sabem que não sou muito fã de doces, mas quando envolve chocolate não tem quem resista, ainda mais se tiver um toque crocante e ao mesmo tempo ser macio e delicioso. Claro que estou falando da Palha Italiana, afinal a receita é tão simples que não tem como não ficar gostosa. E como sou uma pessoa curiosa fui tentar achar a origem da Palha Italiana, afinal será que é mesmo da Itália? Descobri que não, ela na verdade é uma versão brasileira do Salame de Chocolate, e foi criada por imigrantes que não tinham os ingredientes corretos e fizeram usando nosso delicioso brigadeiro, e  temos que agradecer a eles pela criação dessa essa versão que deu super certo e agrada todos que dão a primeira mordida. Veja a vídeo receita e receita completa logo a seguir.

Veja também uma versão atualizada dessa receita de palha italiana que é mais fácil ainda.

5.0 de 13 avaliações

Palha Italiana

Autor: 
Rendimento: 15 á 20 pedaços

Ingredientes
  • 2 Latas de Leite Condensado
  • 4 Colheres (sopa) de Chocolate em Pó
  • 1 Colher (sopa) de Margarina sem sal
  • 1 Pacote de Bolacha Maisena (175g)
  • Açúcar de Confeiteiro á gosto.
Instruções
  1. Em uma panela com o fogo desligado adicione o leite condensado, chocolate em pó e margarina e misture um pouco.
  2. Ligue o fogo e fique mexendo até que fique bem cremoso e que seja possível ver o fundo da panela, (como um brigadeiro padrão)
  3. Retire do fogo e pique as bolachas aos poucos dentro desse brigadeiro e misture bem. Faça isso até acabar todas as bolachas.
  4. Em uma forma untada com margarina ou forrada com papel manteiga, adicione o chocolate com bolachas e pressione bem para ficar bem compactado.
  5. Leve para gelar por pelo menos 2 horas ou até que fique bem firme.
  6. Retire da forma e corte em retângulos.
  7. Se desejar passe no açúcar de confeiteiro para tirar o aspecto grudento e deixar sua palha mais firme.
Observações
1) – SUBSTITUIÇÕES: Se não tiver chocolate em pó troque por achocolatado. E se desejar uma palha mais firme faça o brigadeiro sem margarina e deixe ficar uma mistura bem firme antes de desligar o fogo. A bolacha pode ser substituída por qualquer outra sem recheio. 2) – COBERTURA: Se não quiser passar no açúcar de confeiteiro, passe no achocolatado ou banhe em chocolate derretido. 3) – CORTE: Ao cortar limpe sempre sua faca a cada corte para não ficar grudando na faca e facilitar o corte.

Palha Italiana - Como fazer a receita completa