Qual receita te leva para aquele lugar na infância na cozinha com sua mãe? Aqui é dificil escolher uma, mas eu posso dizer que a receita que mais me marcou foi o pão de trigo de kibe, afinal essa é uma receita que faziamos juntas essa sem dúvida faz a nostalgia fluir! Ai você me pergunta se essa receita tem vídeo né? Não! Essa é uma receita que preciso gravar para vocês, mas é uma que queria gravar junto com ela, para ser um vídeo bem especial, então como estamos na quarentena e longes eu queria compartilhar com vocês a nova versão dessa receita, pois dei uma mudada na receita original para ficar um pão mais leve e fofinho!

Pão de Trigo de Kibe – Receita de Família

Autor: 
Tipo da Receita: Lanche
Nivel: Dificil
Rendimento: 1 Pão Grande

Ingredientes
  • 1 Xícara (chá) de Trigo de Kibe
  • 30g Fermento Biológico Fresco ou 10g do Seco
  • 1 Colher (sopa) de Açúcar
  • 1 Xícara (chá) de Leite Morno (38°C)
  • ½ Colher (chá) de Sal
  • 2 Colheres (sopa) Margarina em temperatura ambiente
  • 2 Ovos
  • 500g Farinha de Trigo
  • 1 Gema (para pincelar)
  • 1 Colher (sopa) de Shoyu ou Café (para pincelar)
Instruções
  1. Comece deixando o trigo de kibe de molho em água quente por 15 minutos, assim que ele estiver hidratado escorra toda a água e tire o excesso apertando bem e reserve.
  2. Em um recipiente misture o fermento biológico com açúcar até virar liquido e reserve por 10 minutos em local abafado para ativar o fermento.
  3. Em uma tigela misture os ingredientes líquidos (leite, ovos, margarina) junte o fermento e adicione o trigo de kibe, sal e a farinha de trigo aos poucos até conseguir uma massa homogenia que não grude muito nas mãos, mas tenha umidade! Massa muito seca vai deixar o pão pesado.
  4. Sove bem a massa por uns 20 minutos, até ela ficar macia e elástica, cubra a massa com plástico filme e deixe fermentar em um local abafado e quentinho como o forno desligado com a luz acessa.
  5. Passado esse tempo você pode assar em formas de bolo inglês de no máximo 30cm de comprimento (como eu fiz) untada e enfarinhada ou uma forma de pudim (coloque massa apenas até a metade da forma) ou modelar os pães com as mãos.
  6. Depois de modelados, deixe em um local quente e abafado como o forno desligado com a luz acessa para crescer por 40 minutos ou até chegar no topo da forma, pincele com gema de ovo misturado com um pouco de café ou molho shoyu e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos ou até dourar e criar uma casquinha crocante por toda a volta.
  7. Deixe esfriar completamente em cima de uma gradinha antes de cortar.
Observações
TRIGO PARA KIBE: Esse é exatamente o trigo que você usa para fazer kibe, precisa deixar ele de molho antes de usar para ser hidratado então não pule essa etapa.
FARINHA: Essa receita já fica uma massa mais pesada, então não troque por farinha branca.
FERMENTO: A receita original lá de mil novecentos e bolinhas era feita com fermento de padaria e usava 50g, hoje acho que é muito fermento para a quantidade de massa e por isso reduzi para 30g que já é bastante, mas essa massa é pesada então pede mais fermento! Se usar o seco pode usar 10g que é um pacote, pois ele é mais potente então não precisa por mais que isso!
FERMENTAÇÃO: Minha mãe não fazia duas fermentações, mas eu faço para não ficar com sabor de fermento e ficar uma massa mais macia.
SOVE: Essa massa é pesada, mas sove muito bem para ficar macio, se quiser pode fazer na batedeira com gancho ou maquina de pão.
CONSERVAÇÃO: Depois de assado consumir em até 3 dias se ficar em temperatura ambiente, se quiser pode deixar na geladeira por 10 dias ou congelar por 3 meses.